terça-feira, 17 de julho de 2007

Tibet

Hoje , cheguei ao trabalho bem cedo e logo que fui tomar um cafe, me sentei com uma colega de trabalho que e' Tibetana, sempre pergunto a ela como pode ter aquele semblante calmo e sempre um sorriso no rosto, uma marca dos tibetanos, esse grande sorriso mesmo nas mais adversas situacoes.
Entre um cafe e um Bagel ( que e' com certeza o fracasso de um Pao gostoso), me vi aprendendo sobre o Tibet e consequentemente sobre o budismo. Muito gostoso ouvir a maneira simples, nomade mesmo do modo de vida Tibetano. Um povo sofrido de um pais ocupado pelos comunistas chineses e que nao tiveram a menor intencao de luta , uma vez que a religiosidade deles ensina que o Tibet/terra , nao pertence a eles , ESTA neles e vai com o tibetano onde quer que ele esteja.
Nossa maneira ocidental de pensar nos leva aquele pensamento de Invasao -Po !! o Chines FDP invadiu o seu pais , matou um monte de compatriota seu , e voce ainda me diz que tem muito que agradecer a CHINA???? minha reacao, sem nem um pouco de tato...ne? calma..nao falei nada disso so "pensei " , mas minha amiga "Sonam Sonam" (significa raio de luz) , me explica: "O chines nos ensinou a meditar , a cultura deles nos fez ser aqueles que somos hoje e gratidao e a unica coisa que sentimos, raiva, apego , odio eh coisa que te prende ao corpo, que nem te pertence, imagina entao , um pedaco de terra, voce pode ser a pessoa mais linda do mundo , mas , se nao comer nao tomar banho por alguns dias, nao vai ser essa pessoa linda" ...Interessante..fiquei a pensar nessas coisas , como somos futeis, como nos agarramos a questoes materiais. Amamos a terra e nos esquecemos da cultura, dos valores , dos nossos velhos....precisamos mudar...precisamos cultivar um Tibet em nos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Kate , que legal seu Blog fico feliz que voce finalmente resolveu escrever, eu sempre gostei de ler seus e-mails ,agora posso ler suas historias coisas de sua vida. To adorando, ve se nao para !

Tita disse...

Oi Kate, eu acho muito bonito este conceito de que a sua Terra vive dentro de vc e não fora... Lindo. Beijos