domingo, 22 de julho de 2007

Hino Nacional


Não sei quantas vezes ouvi o Hino Nacional Brasileiro nessa última semana,com certeza muito mais vezes que nos últimos 7 anos. O mais incrível é a emocão de cada vez, tudo muito misturado, saudades, orgulho,o mais simples e mais complexo sentimento de uma só vez.Cada estrofe, uma lembranca diferente, me lembro da minha profª de Geografia da 6ª Série, a bravissima Arlete, que literalmente DECIFROU , o hino nacional em uma aula que me tocou pra sempre, a cada INTERPRETACÃO de cada um dos versos era como se alguem pela primeira vez estivesse TRADUZINDO aquela poesia inversa, e tão cheia de sentido.
Me lembro até hoje do momento que mais me tocou : "Gigante pela própria natureza, és belo, Impávido colosso , e o teu futuro espelha essa grandeza...TERRA ADORADA. Anos depois eu já profª lá no Progressivo , nas minhas aulas Teóricas de Ed.Fisica , achava mesmo que eu tinha o DEVER de ensinar o hino e fazer meus alunos entenderem a letra como eu aprendi na 6ª serie.
Me lembro ainda de um 7 de Setembro , que desfilamos la pela pca Civica, uma emocão que jamais vou esquecer. Me lembro também do Eliezer, colega de profissao , que antes de comecar a cantar o Hino em uma outra oportunidade, vendo a molecada inquieta antes de comecarmos a Astiar o pavilhão nacional (rss), deu uma bronca, (esporro mesmo ), no colégio inteiro, pela falta de "respeito"antes de iniciarmos a homenagem ao simbolo nacional (palavras dele).
Todas essas lembrancas, essa saudade, que tenho de CASA, e casa da gente não é só o pedaco de chão , é isso tudo aí , sao as pessoas, a história, lembrancas de todas as ocasiões que me fizeram , que me tornaram a pessoa que sou hoje.
Saudades....

4 comentários:

Tita disse...

O pior é quase nenhum brasileiro sabe o hino de cor... ehehe. Só acompanhando a letra... Beijos.

Unknown disse...

Olha posso te dizer uma coisa....apesar de tudo esse Brasil é "bão" demais....Bjão

Unknown disse...

E sabe o pior de tudo??? Eu me lembro dessa aula,e foi a melhor aula que tive até hoje...foi a aula que aprendi com o coração...
Nunca me esqueço dela e de tudo que aprendi ali,do significado de cada estrofe...foi lindo!
Obrigada Kate por me oferecer tamanho conhecimento e muito amor a nossa pátria.
Beijos!

Anônimo disse...

Cara... vc se lembra daquela data!!!?... Ainda continuo meio "neurótico" com essas coisas... a brasilidade está na massa do meu sangue. Pena que boa parte dos brasileiros só sinta o peito pulsar verde e amarelo no euforismo de Pan's, copas do mundo e morte de cantores famosos... É... salve lndo pendão da esperaça. Salve símbolo augusto da paz!!!