sábado, 8 de setembro de 2007

Fim de Verao


Dizem as mas linguas, que quando se fala de clima , eh porque nao tem outro assunto.Nesse caso, o clima , eh o assunto do momento, moro em "New England" , uma regiao na costa leste dos EUA formada pelos estados de Massachussets, Rhode Island, Connecticut, New York, New Hampshire,Maine e Vermont.E aqui o "clima "eh um dos assunto mais falados, o verao escaldante e Umido, o Outono cheio de cores , o Inverno rigoroso, e a Primavera curta e sempre inesperada. Funciona mais ou menos assim:
O outono chega , e eh festa de cores, as Arvores pintam o cenario com tons inimaginaveis, fica dificil nao parar na correria do dia pra observar as cores vibrantes que surgem na paisagem de um dia pro outro.
Entao , devagarinho o anuncio do inverno chega, as arvores vao se despindo, as folhas caem o ceu ainda muito azul , e o sol sempre presente ja nao esquenta mais a pele e o calor dos raios ja nao alcanca a atmosfera a ponto de trazer algum conforto ao dia que amanhece rico em cores mais gelado..brrrrrrr.
Quando a temperatura cai, cai mesmo ! As arvore agora nuas , adormecem durante os longos 5 meses de frio intenso,e depois do dia de acao de gracas a ultima quinta feira do mes de novembro,a neve chega, anunciando o natal branco.O engracado que nos criaturas dos tropicos , imaginamos que quando neva, eh porque esta MUITO gelado, mas eh o oposto , se esta nevando eh porque a temperatura subiu e esta proximo a zero grau.E, assim passa a temporada mais dificil aqui, muito frio, muita neve, muita areia, muito sal, jogados na rua pelas prefeituras pra evitar que gelo se forme e acidentes acontecam.
A primavera, parece piada , mas da a impressao que eh anunciada pela TV, aqui o sistema meteorologico realmente funciona, chega a ser chato : " a chuva chega entre 3 e 4 da tarde ", pode sair preparado , VAI CHOVER !!!Na primavera eh assim, um aviso diario de chuvas ,e a natureza acorda, devagarinho , com preguica, as vezes de tao rapida a primavera passa desapercebida,nao eh exuberante como o Outono (despedida) mas eh vibrante e cheia de cheiros,e novas cores, como se a vida fosse refazendo-se.
O verao chega em meados de Maio, fazendo as pessoas se despirem , parecerem mais relaxadas(as vezes ate mais do que precisava), fica claro a cada verao, que eles (americanos da costa leste) , preferem o frio, sofrem muito com o calor escaldante. Ainda fico espantada , quando no verao, dirigindo pela cidade, me deparo com pessoas deitadas nas pracas, na hora do lanche , tomando um solzinho , como se a velocidade do dia pudesse ser interrompida assim , por uma assadinha ao sol, e depois eh so colocar o terno a gravata , o sapato , e voltar ao trabalho como se isso fosse a coisa mais natural do mundo ( nao eh !!! pelo menos pra mim).E , os anos passam assim contados como estacoes do ano, o Inverno de 2002, o verao de 1997, a Nevasca de 1985. Aqui cada estacao eh muito bem definida, assim, mais ou menos como as estacoes de nossa vida, a infancia, adolescencia, a juventude com suas inconsequencias, a fase adulta com as suas mudancas, e a velhice que espero (ainda demore.)seja como o outono daqui uma despedida em grande estilo de uma vida cheia de veroes, invernos e muitas...muitas primaveras

Um comentário:

Anônimo disse...

Quase vi as estacoes mudarem, Beijos