domingo, 24 de fevereiro de 2008

GOIANÊS



Há poucos dias atrás , recebi de um amigo muito querido , algumas frases de um novo dicionário GOIANÊS. Engraçado , e muito peculiar a forma que MEU povo se comunica, lendo as passagens claro , me peguei rindo , da forma original que nos comunicamos la “NO GOIÁS”.
Melhor ainda e imaginar que alguém que não nasceu ou foi criado “NA GOIÂNIA” , pudesse entender claramente esse dialeto.
Ao ler essas frases notei que ainda faltavam alguns jargões que nos acostumamos a falar e ouvir , e que aqui , convivendo com pessoas de todos os lugares, pude entender o quanto nossa forma de nos comunicar é peculiar e claro encantadora.
O goiano fala “cantano”, aliás todos os verbos no gerundio perdem o “do”, seguimos “cantano”, “comeno” e, "andano" , pelas ruas de Goiânia.
O nosso jeitinho manhoso de puxar o “R” nos deu fama de CAIPIRA.
Nao vou negar , que `as vezes incomoda, mas é tambem , o nosso diferencial , assim como o paulista tem sua maneira toda especial de dizer “ESTACIONAMEIINNTO” ou o Gaucho de dizer “ BAH , GURIA “ ou o Pernanbucano Lindamente diz “ VISSE?”, Nossa infalivel maneira de dizer PORRRTA , CARRNE , MERMĀO , OU MERMÃ, ajuda a nos identificar como povo de uma regiao.
Ah , outra coisa que nós goianos gostamos de verdade , nós usamos a aglutinacão como ferramenta diária , logo o meu irmão passa a ser MERMÃO , e a minha Irmã, MERMÃ.
Poderia ficar aqui o dia todo “citano” (rs) essas passagens mas prefiro terminar assim:

Adoro ser goiana, adoro cantar e falar caipira , adoro ser parte de uma cultura que está longe de se perder por causa dos FUNKS, dos AXÉS, e dos MCs da vida, lá no meu GOIÁS, a galera canta música sertaneja , usa calça sain-tropez , e vai a pecuária, gostamos de pamonha , churrasco e piqui,.
Galinhada, almoço com a familia , clube e peladinha de futebol.
Carnaval é Caldas Novas , Goianésia , Catalao, Pirinopolis ou chapada.
Domingo , é feira do sol , Flamboyant e no meu tempo , Ricardo Paranhos , com certeza o point é outro , mas a farra a mesma, pq que goiano gosta mesmo é de carro, musica alta , cerveja ,buteco e bons amigos

4 comentários:

Laranja, abacaxi e beterraba. Sem açucar. disse...

“jeitinho manhoso de puxar o r”...Bah guria..ficou MUITO, ou melhor, TRI querida tua definição dos “R” a mais no vocabulário goianês....agora, o que é Flamboyant...engraçada essa palavra.
bjo.

Anônimo disse...

sabe o que descobri...q Flamboyant apesar de engraçada (continuo achando) é muito popular aqui em Poa..tem até brincadeiras que inventamos com aquelas sementes...acho q to meio por fora da constituição biológica da cidade..rsrs ;)

Anônimo disse...

HAHAHA, SIM NOIS AQUI SOMOS ASSIM MESMO HEHEHEH...ONTREM A NOITE AINDA ESTAVAMOS COMENTADO COMO SO MUDAMOS O LUGAR DE ENCONTRO , MAS A FARRA E SEMPRE MUSICA, CERVEJA E CLARO MUITO AMOR PRA DAR...EEEE GOIAS!
Bruno

Unknown disse...

Concordo com o Bruno ai...com certeza só mudamos o tipo da mesa. e esquecemos de comentar aqui também sobre o querido truco né!?
Truco!
seis ladrão!